Blog

Novo eixo temático: Cristianismo, Democracia e Sociedade Civil

A organização do congresso decidiu incluir um novo eixo temático, como segue, respondendo assim ao interesse dum sector da academia:

Eixo Temático nº. 4 – Cristianismo, Democracia e Sociedade Civil

A expressão da fé cristã confronta-se hoje com o exercício da cidadania em sociedades democráticas e não-democráticas, com resultados diferentes. Até que ponto a religião pode colidir com a coisa pública, ou em que medida a sociedade poderá inibir os crentes de viverem a sua fé em plena liberdade?

Assim, aguardamos propostas de comunicações também para esta temática.

Anúncios

O desafio de Stott aos cristãos do séc. XXI

Quando John Stott (conhecido pastor e teólogo anglicano britânico, 1921-2011) publicou a obra “Crer é também pensar”, pretendeu apresentar um desafio a todos os cristãos do século XXI.

Segundo o seu editor “O que John Stott almejava combater quando apresentou a palestra que resultou neste livro, era o anti-intelectualismo cristão. A mensagem era direccionada principalmente aos ritualistas que valorizavam o desempenho da igreja em vez do pensamento, aos activistas ecuménicos que consideravam a reforma social uma substituta da doutrina e aos evangélicos pentecostais que absolutizavam a experiência em detrimento da reflexão. Como solução, Stott clamava por equilíbrio: que a reflexão profunda viesse ao lado do ritual, do activismo e da experiência.”

Stott valoriza assim a articulação entre diferentes dimensões e expressões da fé, não desvalorizando nenhuma delas, antes atribuindo-lhes a importância que de facto merecem, num contexto mais vasto e inclusivo do ser e estar no mundo e na relação com os outros.

Foi lançado o Call for Papers

Foi lançado hoje o Call for Papers do congresso, com todas as informações necessárias para a submissão de propostas de comunicações.

Queremos que um conjunto vasto de investigadores, docentes, estudantes, religiosos e pessoas interessadas no fenómeno religioso contemporâneo se sintam interpelados por esta oportunidade de reflectir conjuntamente em ambiente académico.

Áreas científicas como psicologia da religião, sociologia da religião, filosofia da religião, história, teologia, antropologia, ciências da comunicação e ciências da religião em geral podem enriquecer bastante este evento.

Ao trabalho.

 

O início duma caminhada

Iniciámos recentemente uma caminhada em direcção ao I Congresso Internacional de Cristianismo Contemporâneo, a realizar em Lisboa, em Maio de 2018.

Será uma oportunidade importante para reflectir a nível académico sobre a realidade da fé cristã nos nossos dias, nas suas diversas expressões e sensibilidades.

Para esse efeito juntaram-se a Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias e a Universidade Aberta, com o apoio de cerca de uma dezena de outras instituições universitárias do país e estrangeiro.

Esperamos que suscite o interesse e participação de todos quantos se interessam pelo fenómeno religioso contemporâneo de âmbito cristão, sejam eles investigadores, estudantes, docentes ou religiosos.

 

 

Create a free website or blog at WordPress.com.

EM CIMA ↑