Eixos temáticos

cruz_20150227_pf

Eixo Temático nº. 1 – Desafios teológicos contemporâneos

A contemporaneidade tem vindo a apresentar novos desafios à fé cristã, tanto do ponto de vista doutrinário e conceptual como da praxis religiosa, num mundo em profunda e acelerada mudança. É o caso da perda de identidade religiosa, do equilíbrio ecológico, da igualdade de género, da justiça social ou da ética e dos conflitos de valores, entre outras temáticas prementes que suscitam reflexão e investigação.

 

 Placeholder Image

 Eixo Temático nº. 2 – Fé e Cultura

A Modernidade estabeleceu a Razão como guia privilegiado no processo de desenvolvimento humano, interpelando os não crentes a um posicionamento que, apesar de tudo, não pode ignorar a dinâmica das religiões, e os crentes a uma gestão delicada nos confrontos quotidianos entre Fé e Cultura. Compreender de que modo ambas as dimensões coexistem e se interpenetram é um desafio para os investigadores.

 

ecumenismo_dialogo_a 

 Eixo Temático nº. 3 – Diálogos interconfessionais e inter-religiosos

Numa época em que o regresso da Fé está a mudar o mundo, e simultaneamente, se registam fenómenos religiosos de ruptura com a paz entre os povos, a convivência entre as religiões, a tolerância e os direitos humanos, as confissões cristãs e as religiões do mundo, em geral estão desafiadas a assumir um papel proactivo e pedagógico, em particular no âmbito da partilha das cosmovisões, na promoção da dignidade humana e na defesa da liberdade religiosa.

 

 

 

 

 

Anúncios

Site no WordPress.com.

EM CIMA ↑

%d bloggers like this: